quinta-feira, 16 de agosto de 2012

"PAC DAS PRIVATIZAÇÕES" - E agora? Não é "PRIVATARIA"?



Sponholz

Já faz algum tempo que as notícias na área econômica não são as melhores, não dá mais para fingir que o Brasil está "bombando", a fonte secou.

Outro problema que preocupa são os movimentos grevistas. Entretanto, o comentário geral é que os servidores estão sendo usados como massa de manobra para fazer valer a vontade de Zé Dirceu, ou seja, colocar o povo na rua para atrapalhar o julgamento do mensalão. E isso realmente está acontecendo, se os funcionários em greve não estão necessariamente defendendo os mensaleiros, como pretendia o petista, pelo menos estão dividindo as atenções dos jornalistas.
Mesmo assim, se Dilma não tiver uma carta na manga para apresentar no momento certo - talvez na fase final do julgamento, quando seria aplaudida pelos que agora reivindicam aumento - podemos dizer que as manifestações podem enfraquecer a imagem da presidente.

Soma-se a isso a predominância do julgamento do mensalão no noticiário, o que forçou o governo a improvisar mais um pacote de "anúncios" que está ocupando boa parte das matérias dos jornais nos últimos dias. Já apelidado de "PAC das privatizações", o pacotão de Dilma prevê uma onda de investimentos, sobretudo em infraestrutura, para desatar o nó que está condenando o Brasil ao atraso. 

Mas se a ideia é transferir responsabilidades do que o governo deixou de fazer na última década para a iniciativa privada, a ideologia do PT e a fisiologia dos partidos governistas, ávidos por cargos, obras e verbas, têm causado um clima de incertezas, como por exemplo, a tendência de se colocar restrições e exigências exageradas às empresas, o que afasta as principais companhias do setor.

O governo petista criou uma máquina obesa, perdulária, ineficiente (e corrupta), portanto, é preciso contar com a iniciativa privada para alavancar o crescimento.
Faz isso com dez anos de atraso, perdemos tempo e oportunidades. Quando a economia mundial estava nas alturas, o governo do PT restringiu sua atuação no incentivo ao consumo das famílias. O povo humilde sustentou os números de nossa economia, mas se endividou tanto que agora paga o preço por ter seguido as orientações do ex-presidente.

Só sei que, com mais um "anúncio" de programa de governo, desses que nem sempre saem do papel e quando andam são mais lentos que tartaruga, a única certeza é que Dilma tucanou e resolveu lançar o maior pacote de privatização da história do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário