terça-feira, 19 de julho de 2011

Raposa Serra do Sol hoje - a fronteira do abandono

A integridade nacional está ameaçada, a unidade conquistada com suor e sangue de muitos heróis brasileiros está em risco desde que "Silvas" poderosos resolveram adotar, literalmente, a lei da "selva" no Brasil, ou seja, fazer o Brasil regredir à era das selvas.

Entre os discursos rancorosos de um e pura embromação de outra, nada é devidamente esclarecido sobre questões que comprometem diversos setores, especialmente o que mais contribui com os índices positivos da nossa economia.
Confiram AQUI.

Evidente que há o apelo da publicidade, que vende a imagem de determinadas personalidades de acordo com seus interesses e nem sempre corresponde à verdade ou à escolha do melhor caminho para a maioria das pessoas, o que significa uma agressão aos valores democráticos.

Porém, observa-se que a própria palavra "Democracia" está em desuso, o mote do momento são os princípios "Republicanos", que existem até nas mais sólidas tiranias.
Estabelece-se, assim, a aceitação da ditadura das minorias em detrimento da decisão da maioria.
Mas podem argumentar que a maioria nas urnas justifica suas ações.
Seria assim se o voto fosse realmente consciente, se as propostas dos candidatos fossem claras, consistentes e honestas.

O vídeo abaixo abre uma série de reportagens que o Jornal da Band fez sobre o crime cometido contra os brasileiros na Raposa Serra do Sol.
Seguem outros dois videos da série.

Essa seria a proposta de campanha de Marina Silva, que seduziu milhões de brasileiros sem deixar claro que fatos como os que acontecem em Roraima penalizam o trabalhador rural para "preservar" o Brasil na condição de "selva".
Há uma confusão sobre preservação da natureza e a preocupação com o meio ambiente, louváveis, mas isso evolui com educação, muito mais eficiente do que simplesmente condenar o homem do campo que, em outros tempos, recebeu incentivos para produzir e enriquecer o país.
Irônico que as piores tragédias ambientais acontecem nas áreas urbanas, justamente porque nessas localidades não há o cuidado necessário com essas questões.
Ao contrário, há permissividade e combate aos governantes que tentam tomar providências, como ocorreu com José Serra quando implantou o Parque Várzeas do Tietê, que reassentou os moradores em outras localidades, como também na recuperação da Serra do Mar, que salvou a vida de milhares de famílias transferidas das áreas de risco.

.........................................................


No extremo norte do país, em uma região estratégica para a segurança nacional, o cenário é de miséria e segregação.
Dois anos depois da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, a segurança na fronteira ficou comprometida e a economia do Estado enfraqueceu.

A imensa faixa de terra, antes ocupada por fazendas e plantações, agora abriga poucas comunidades que sofrem com o desemprego e o descaso.


Com estradas mal conservadas, que prejudicam o acesso à educação e à saúde, a reserva Raposa Serra do Sol, no norte de Roraima, não garante melhores condições de vida para os índios que vivem lá.


Com a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, há dois anos, o arroz deixou de ser a principal fonte de renda no norte de Roraima.
O esvaziamento econômico da região abriu espaço para o contrabando de gasolina - crime que cresce na fronteira do Brasil com a Venezuela.

A segurança nacional também fica comprometida por causa da resistência dos índios à presença dos militares.
Vejam mais no blog O Berro da Formiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário